Será que existem alimentos que retardam o envelhecimento? O que podemos adiantar é que existem hábitos alimentares que evitam o envelhecimento precoce. Além disso, esse cuidado com alimentação é fundamental para a prevenção de doenças e uma série de problemas de saúde.
Os alimentos que ajudam a retardar o envelhecimento são aqueles antioxidantes (denominados nutrientes com cargas positivas - que neutralizam os problemas do organismo) e aqueles que propiciam a estimulação da elastina (que, aliada ao colágeno, trabalha a elasticidade dos tecidos da pele). Alguns deles, por exemplo, são:
Frutas cítricas;
Vegetais amarelo-alaranjados e verde-escuros;
Chá-verde;
Tomate;
Abacate;
Brócolis;
Salmão e peixes gordos;
Vitamina A (mamão, abóbora, batata-doce, cenoura…);
Vitamina E (castanhas, óleos vegetais, amêndoas…).
Alguns alimentos que podem fazer com que você envelheça mais rapidamente são:
Produtos industrializados;
Farinha branca;
Açúcar;
Álcool;
Cafeína;
Frituras.
De acordo com o doutor Murilo Carapeba, quando a pessoa ingere uma quantidade de bebida alcoólica muito alta, se alimenta de refeições gordurosas, consome muita cafeína etc, a probabilidade dela ter mais rugas, linhas de expressão, entre outros problemas, torna-se ainda maior.
Sim, este é um ponto, inclusive, muito importante a se saber. Quando você segue uma alimentação balanceada, com todos os nutrientes que o seu corpo precisa, as chances de sofrer um envelhecimento precoce são maiores.
Além da alimentação, outros fatores também ajudam nesse retardamento do envelhecimento, como:
Fazer atividades físicas com frequência (cerca de 30 minutos por dia);
Beber bastante água (em torno de 2 a 3 litros por dia);
Dormir bem (de 7h a 8h por dia);
Seguir uma rotina de skincare diária (limpando e hidratando sempre a pele).
Fazer as substituições conscientes é uma ótima aposta para viver uma vida mais leve e saudável, além de trazer uma jovialidade ainda maior para o corpo e a pele. Alguns exemplos disso são:
Substitua o açúcar refinado, pelo açúcar mascavo ou demerara;
Troque a farinha branca pela farinha de trigo integral;
Opte pelos molhos caseiros ao invés dos molhos prontos (principalmente molho de tomate);
Prefira os alimentos integrais (ex: é melhor o pão integral do que o pão francês).
Todas estas dicas farão você se prevenir de uma série de doenças - como diabetes, colesterol alto, obesidade etc - e diminuir os riscos de rugas, linhas de expressão e manchas. São trocas simples, mas que podem fazer toda a diferença quando o assunto é retardar o envelhecimento.
Você já está cuidando da sua alimentação com o carinho que ela merece? Se ainda não, este texto trouxe uma série de dicas importantes que farão com que o seu metabolismo melhore, sua saúde se torne mais adequada e sua pele ainda mais jovem. Essa é a chave do sucesso. Para mais dicas ou outras informações, entre em contato com o doutor Murilo Carapeba.