Verão, férias, quem não quer? Para que você possa aproveitar ao máximo seus dias de descanso, é preciso pensar em como cuidar da pele neste período. Então, vamos aos 5 cuidados com a pele na praia para evitar as temidas manchas de sol.
O primeiro cuidado que você deve ter com a sua pele, ainda mais no verão, é o uso do protetor solar. Nesta época do ano, o calor fica ainda mais intenso, com temperaturas que chegam aos 30 graus. Com isso, a exposição ao sol precisa ser de forma cautelosa e consciente, só assim para não voltar para casa com aquelas manchas de sol.
É recomendado passar o protetor solar todos os dias e com frequência - de 2 em 2 horas, por exemplo. Essa regra pode variar conforme o FPS, o ideal é que o seu dermatologista dê a orientação sobre a frequência. Mas, o que é certo é que você deve reaplicar o protetor sempre que der um mergulho.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar sol entre 10 horas e 16 horas. Mas, esse não é o período mais recomendado pelos dermatologistas para ficar exposto desta forma em pleno verão.
O ideal é que você pegue o sol da manhã, até 10 horas, e o do fim do dia, a partir das 16 horas, que é quando há menor incidência dos raios ultravioletas. Isso fará com que você evite uma série de problemas como: manchas na pele, cânceres de pele, queimaduras etc.
As micoses podem ser oriundas do excesso de umidade no contato com a areia. Por isso, na praia, todo cuidado é pouco!
Uma forma de evitar que você pegue esses fungos chamados de micose é calçar sempre os chinelos. E, se a praia em que você estiver contar com chuveiros, procurar lavar os pés com água potável. Ao chegar em casa, também evite ficar horas e horas com a areia no corpo.
Um dos principais cuidados com a pele no verão é o que se refere à hidratação (em todos os sentidos). Você precisa, sempre e em qualquer circunstância, beber bastante água e hidratar o rosto e o corpo diariamente.
Como o verão é uma estação do ano que por si só acaba ressecando a pele, quanto mais você hidratá-la, melhor. E, se estiver tomando sol na praia com frequência, este cuidado precisa ser ainda maior.
Converse com o doutor Murilo Carapeba e veja quais são os hidratantes mais adequados para o seu rosto e o seu corpo para as suas férias de verão na praia.
Por fim, tome banhos com a água gelada. A ducha com a água fria faz com que a pele, o cabelo e o corpo não fiquem ressecados. É uma sensação de alívio e refrescância que ajudam você a manter a hidratação da pele.
Pronto! Agora você já sabe como cuidar da pele na sua viagem para a praia no verão.