A resposta é: não! Melasma não tem cura, mas tem tratamento e tem controle.
Melasma são aquelas manchinhas escuras que costumam aparecer em maior proporção na área do rosto. De maneira mais científica, melasma é uma disfunção na pigmentação da pele, por conta da concentração de melanina (o pigmento responsável por dar cor a ela). Apesar de ser mais comum em mulheres, é possível encontrar o melasma também no público masculino.
Existem diversas causas do melasma, mas vamos abordar as principais delas:
Exposição ao sol;
Alterações hormonais da gravidez;
Alteração da tireóide;
Ação de hormônios femininos nos anticoncepcionais;
Falta de zinco;
Predisposição genética.
A forma mais eficaz de saber se a mancha é o melasma é através de uma avaliação com um dermatologista. O doutor Murilo Carapeba, por exemplo, faz uma análise completa, através de exames e observação do perfil do paciente, para posteriormente indicar o melhor tratamento para o caso.
O melasma não tem cura, já que é uma hiperpigmentação da pele, de caráter crônico. No entanto, é importante entender que há tratamentos excelentes que possibilitam uma amenização das manchas, deixando-as menos perceptíveis.
O tratamento para melasma mais simples, é uso do filtro solar. Afinal, ele protege a pele da exposição nociva aos raios ultravioleta.
Outro procedimento que também é bastante recomendado em casos de melasma no rosto é o peeling químico. Com a esfoliação da pele, o processo de remoção da mancha é mais rápido e eficiente.
Em casos de melasmas mais leves, é possível que o dermatologista opte por algum creme clareador. Já ao contrário, em pessoas com manchas muito escuras, há a indicação de ácidos e tratamentos mais fortes.
O melasma é bastante frequente em grande parte das gestantes, e isso tem um motivo. No período da gestação, os hormônios produzidos pela placenta fazem com que haja uma pigmentação ainda maior da pele. Daí o surgimento do melasma.
Apesar do melasma não ter cura, é possível que, após a gravidez, as manchas fiquem mais claras ou até mesmo desapareçam.
Como dissemos acima, o melasma é uma condição crônica. Mas, existem alimentos que pioram o melasma. São eles: açúcar, carboidratos em geral, bebidas alcoólicas, café ou alimentos ricos em cafeína, alimentos processados etc.
Por outro lado, temos os alimentos que ajudam a melhorar o melasma, ou pelo não piorar a mancha: frutas vermelhas, especiarias, chá-verde, folhas verdes e ervas, entre outros.