Você sabe o que faz o botox durar menos? Se ainda não, este conteúdo tem como objetivo mostrar vários hábitos que devem ser evitados com relação a este procedimento.
O botox é um tratamento que consiste na utilização de toxina botulínica em áreas específicas da face. O botox atua bloqueando temporariamente a liberação do neurotransmissor acetilcolina nos músculos.
Isso interrompe a comunicação entre os nervos e os músculos, levando a um relaxamento temporário do músculo tratado. Quando aplicado em áreas específicas da face ou do corpo, o botox suaviza as rugas existentes e previne a formação de novas linhas de expressão.
Mas, assim como qualquer tratamento, o botox precisa de alguns cuidados para que a sua durabilidade seja maior e melhor. Para isso, temos um conteúdo interessante que vale a pena a leitura: 5 dicas para fazer seu botox durar mais.
Os hábitos que devem ser evitados para que o botox alcance um melhor resultado são:
1) Consumir de forma excessiva bebidas alcoólicas e/ou tabaco: essas substâncias prejudicam a ação da toxina botulínica no tratamento de pele.
2) Fazer caretas: deixando a expressão do rosto mais tensionada, ao invés de relaxada.
3) Utilizar medicamentos que afetem o efeito do botox, como anti inflamatórios, anti musculares e antibióticos.
4) Se expor ao sol: já que a toxina botulínica é sensível ao calor.
5) Utilizar um produto de qualidade duvidosa: isso fará com que o botox não tenha a mesma durabilidade e nem resultado.
6) Ter baixo nível de zinco no organismo: já que a toxina botulínica necessita dessa substância para surtir efeito.
7) Fazer exercícios físicos de alto impacto nos primeiros meses: já que eles propiciam os movimentos mais expressivos do rosto, que comprometem a duração da toxina.
O botox não dura para sempre por um processo natural de metabolização no corpo. Após ser injetado, o botox é gradualmente quebrado e eliminado pelo organismo ao longo do tempo. O efeito temporário ocorre porque o corpo reabsorve a substância e restaura a função muscular normal.
Em resumo, o botox é um tratamento que precisa de manutenção. Ele não é um procedimento que dura para sempre.
É difícil definir uma frequência ideal para a manutenção do botox. Isto porque cada caso deve ser analisado de forma individualizada. Há pessoas que conseguem uma durabilidade de 1 ano, por exemplo, com a aplicação da toxina, enquanto outras não chegam a 6 meses.
Mas, o mais recomendado é que o (a) paciente evite a reaplicação do botox com menos de 4 meses.