O protetor solar é um item indispensável para o dia a dia de qualquer pessoa. Além de proteger a pele de diversas doenças, muitas vezes ocasionadas pela exposição ao sol, atua como prevenção ao envelhecimento, à flacidez e às manchas na pele.
Isso todo mundo sabe, não é? O que geralmente causa dúvidas é o processo de escolha e por sempre ouvir a mesma pergunta - “Como escolher o protetor solar ideal?” - Nós resolvemos desenvolver este conteúdo com todas as dicas que você precisa para escolher a melhor opção para você.
Para escolher o protetor certo para você, é preciso, antes de tudo, entender quais são as características/particularidades da sua pele. Exemplo: sua pele oleosa, seca, acnéica?
Em casos de pacientes que contam com a pele mais oleosa, o recomendado é que optem pelos protetores solares oil free (ou seja, que não possuem óleo na composição). Esse tipo de protetor também é muito bom para quem tem espinhas e cravos no rosto.
Em casos de pessoas que têm a pele muito seca, é interessante analisar os protetores solares cremosos (que possuem a função de hidratar o rosto).
Se você tem dificuldades para identificar qual o seu tipo de pele, siga essas dicas do Dr. Murilo Carapeba:
Quando um protetor solar para o rosto possui a sigla FPS, significa que ele conta com o fator de proteção contra os raios ultravioletas. O ideal é que o produto tenha o FPS recomendado pelo dermatologista.
Quanto menor o fator de proteção do protetor solar, maior deverá ser a frequência de reaplicação.
Como sempre, cada caso deve ser analisado em particular. No caso de quem faz tratamentos com ácidos ou tem acne, o ideal é fazer o uso de um protetor solar com maior fator de proteção.
Na clínica Murilo Carapeba, há a orientação quanto ao tipo de protetor e o fator de proteção. A missão de escolher a marca fica com o paciente, mas para ajudar nisso, o doutor disponibiliza um kit de amostras de protetores para serem testados.
Dessa forma, não tem como você investir em um produto que pode não gostar depois.
O uso do protetor solar corporal ou para o rosto faz com que a pessoa se previna de uma série de riscos relacionados à pele. O câncer de pele, por exemplo, é um deles.
Além disso, ao utilizar o protetor solar diário, você terá alguns benefícios como:
Evitar possíveis rugas e linhas de expressão;
Prevenir o envelhecimento precoce;
Hidratar a pele;
Clarear as manchas;
Uniformizar a pele de forma instantânea;
Garantir uma pele mais saudável e iluminada.
O protetor solar diário deve ser aplicado cerca de 15 minutos antes da exposição ao sol. Além disso, é recomendado que o utilize com a pele ainda seca.
No dia a dia, é preferível que o protetor facial seja retocado algumas vezes, a frequência vai depender do fator de proteção. Se você estiver em contato com o sol de forma mais agressiva - como em praias ou piscinas -, o ideal é passá-lo de 2 em 2 horas.
Assim como o protetor solar facial é importante, o mesmo cuidado vale para o protetor corporal e labial. A prevenção da pele e do corpo, de um modo geral, auxilia não só no momento presente, mas no futuro também.
Se você quiser a ajuda da clínica Murilo Carapeba para escolher o melhor protetor solar para o seu tipo de pele, entre em contato conosco.
O Doutor Murilo Carapeba é especialista na área e conta com todos os recursos e tecnologias necessárias para auxiliar você nesta descoberta.