Você sabia que além do protetor solar em creme - que a maioria das pessoas já conhecem e usam - existe também o protetor solar em pó? Pois bem, ao longo deste artigo daremos todas as informações sobre ele.
O protetor solar em pó é exatamente como um pó compacto, só que neste caso é um pó compacto que protege contra os raios ultravioletas que são tão nocivos para a saúde da nossa pele.
De acordo com o doutor Murilo Carapeba, o pó com protetor solar serve para proteger o rosto dos raios ultravioleta, e, por ser usado como um pó compacto, ele auxilia também no controle da oleosidade da pele.
A sugestão do especialista é que a (o) paciente permaneça utilizando o protetor solar em creme logo pela manhã, e, ao longo do dia, umas 2 vezes por dia, por exemplo, passe o pó, para reforçar a proteção.
Você pode aplicar o protetor solar em pó no rosto de forma única, ou seja, somente com a pele limpa e sem nenhum outro produto (nem antes e nem após). Mas, o ideal como abordamos mais acima, é passando o protetor solar em creme, em um primeiro momento, e utilizando o pó compacto no decorrer do dia.
Existem vários tipos de protetor solar, e nós vamos explicar quais são eles.
1- Protetor solar com ou sem cor: o protetor com cor é aquele que faz o efeito de protetor solar + base, dando uma cobertura que se parece bastante com a maquiagem. Há pessoas que optam pelo protetor com cor para otimizar o tempo. E há outras que preferem utilizar o sem cor, usando-o por baixo e aplicando os cosméticos por cima.
2- Protetor solar em bastão ou em pó: normalmente, ambos possuem cor e são aplicados ao longo do dia. O que os diferenciam, basicamente, é a forma, já que um é em pó compacto e o outro em bastão. Geralmente, são indicados como reforço já que são mais fáceis de aplicar, mas o ideal é não dispensar o uso de creme.
3- Protetor solar hidratante ou oil-free: o protetor solar hidratante é bastante indicado para pessoas com pele seca. Já o oil-free, que não possui óleo em sua composição (portanto, é mais sequinho), é perfeito para o público com a pele oleosa.
4- Protetor solar em gel ou em creme: o primeiro, como o próprio nome já diz, é em gel, então costuma ser mais fácil de espalhar na pele. Já o protetor em creme, costuma contar com a cor branca e ser mais consistente.
Protetor solar físico: possui em sua composição partículas de dióxido de titânio e óxido de zinco minerais. A função dele é fazer uma barreira protetora em cima da sua pele, realizando, portanto, a proteção da radiação solar.
Protetor solar químico: são partículas químicas que se concentram na pele e absorvem os raios UV no lugar dela.
Proteger a pele da exposição aos raios UVB e UVA é um dos pontos primordiais para quem quer envelhecer com uma pele bem cuidada e viçosa. Por isso, mantenha uma rotina de skincare com o uso diário do filtro solar. Este, com certeza, será o melhor investimento que você fará, para o seu rosto e para a sua autoestima, pode apostar!