Dr. Murilo Carapeba Dermatologia
  • Início
  • Blog
  • Queda de cabelo: homens e mulheres podem usar o mesmo shampoo?

Queda de cabelo: homens e mulheres podem usar o mesmo shampoo?

Um problema que acomete tanto o público masculino quanto o público feminino quando o assunto é saúde e bem estar é a queda de cabelo. Além de causar um certo desconforto para o paciente, a queda frequente dos fios pode se tornar preocupante, já que está muito relacionada à autoestima. 

Dica do Dr. Murilo Carapeba!

De acordo com o doutor Murilo Carapeba, é preferível que os homens não usem os mesmos shampoos das mulheres. Isto porque, muitas vezes, o couro cabeludo masculino é mais oleoso, e os shampoos femininos são, em sua maioria, voltados para um couro cabeludo mais seco ou com algum tipo de química. 

Quais são os erros mais frequentes que prejudicam o couro cabeludo?

Alguns erros bastante frequentes que prejudicam o couro cabeludo - seja qual for o público - são: 

  • Dormir com o cabelo molhado (provocando uma maior incidência a fungos e bactérias);

  • Não lavar o couro cabeludo de maneira correta (deixando-o sujo, por exemplo);

  • Não utilizar os produtos ideais para o seu tipo de cabelo (fazendo com que os componentes dos produtos não sejam os adequados para o seu cabelo);

  • Fazer o uso de muita química (como progressivas, por exemplo);

  • Prender o cabelo com muita força (provocando uma maior tração e queda do cabelo);

  • Lavar o cabelo com muita água quente (aumentando a oleosidade, provocando a descamação do couro cabeludo e o ressecamento dos fios);

  • Esfregar o cabelo na toalha (fazendo com que a cutícula do cabelo fique mais quebradiça e os frizz mais frequentes).

  • Não utilizar o protetor térmico (sendo que o protetor térmico tem a função de proteger o cabelo das altas temperaturas de secadores, chapinhas, modeladores etc).

Principais diferenças entre o shampoo masculino e o shampoo feminino

O shampoo masculino costuma ser voltado aos cabelos resistentes, menos porosos e mais oleosos. Já o shampoo feminino varia bastante, por conta dos fios instáveis que este público apresenta.

Não só por conta do gênero, é importante que as pessoas entendam que cada tipo de cabelo merece um produto ideal para ele. E, isso vale para shampoos, condicionadores e outros cosméticos. Imagina se o seu cabelo é mais oleoso e você utiliza o shampoo do parceiro, que é justamente para cabelos secos. As chances de degradar ainda mais os seus fios são enormes, além de não deixar seu cabelo com a saúde capilar que tanto merece.

Existem shampoos masculinos para diferentes tipos de cabelo: cacheados, lisos, oleosos, secos, opacos etc.

Cabelo masculino precisa de condicionador? 

Sim, engana-se quem pensa que só as mulheres precisam de condicionador. O público masculino também. 

O condicionador masculino é importante para fechar as cutículas que foram abertas com a aplicação do shampoo e deixar os fios mais hidratados, macios e bonitos. No caso dos homens que tiverem os cabelos compridos, o condicionador também auxiliará no desembaraçamento dos fios.