Este questionamento pode vir à tona na hora de comprar o seu shampoo anticaspa. Por isso, é importante entender melhor sobre o assunto.
A resposta para isso é: sim! Quem não tem caspa pode usar um shampoo anticaspa. No entanto, no caso de pessoas que não possuem as caspas, o uso deste shampoo é indicado somente se o couro cabeludo for oleoso. Caso contrário, o ideal é optar por outros tipos de shampoo.
As caspas são descamações que acometem o couro cabeludo. Provavelemnte, antes de procurar por um dermatologista em Presidente Prudente, o paciente com caspa no cabelo recorre ao uso do shampoo anticaspa.
O shampoo anticaspa é um dos tratamentos mais básicos para quem está com o couro cabeludo descamando. Esse produto tem como objetivo fazer a remoção da oleosidade da raiz do cabelo, proporcionando um alívio da coceira e um ressecamento dos fios. E, isso pode resultar na diminuição das caspas.
Mas, é fundamental fazer um alerta aqui: não é todo caso que será resolvido com o uso de shampoo anticaspa e a qualidade do produto influencia muito no resultado. Por isso, o melhor a se fazer para não perder tempo e dinheiro é passar por uma consulta com dermatologista em Presidente Prudente.
Existem alguns motivos que podem causar as caspas no cabelo, veja se algum se encaixa ao seu caso:
Dormir com o cabelo molhado de forma frequente;
Usar muito os secadores e as chapinhas (o ideal é passar os protetores térmicos antes do uso desses aparelhos);
Fazer o uso de bonés em períodos de muito calor;
Acúmulo de produtos na região do couro cabeludo;
Tomar banhos quentes.
Muitas pessoas acabam fazendo o uso do shampoo anticaspa sem o auxílio do dermatologista, e isso pode ser um grande erro. Se você não tratar o problema da caspa da forma certa, poderá piorar a situação, provocando feridas ardentes e um aumento significativo nas descamações.
Segue aqui algumas dicas básicas para uso do shampoo anticaspa:
Para pessoas com cabelos oleosos - mas sem caspas: Usar 1 vez a cada 15 dias;
Para pessoas com cabelos oleosos e com muitas caspas: Usar em média 3 vezes na semana (dias alternados);
Para pessoas sem caspas e sem oleosidade no cabelo: Não usar o shampoo anticaspa (optar por outros produtos).
Além disso, ao aplicar o shampoo no couro cabeludo, deixe ele agir por 2 minutos, massageando a área com cuidado. E, claro, opte sempre pela água morna ou gelada. Quanto mais quente for a água, pior.
Agora que você já sabe tudo sobre este assunto, é hora de escolher o melhor shampoo anticaspa para resolver o seu problema. Nós sugerimos que você entre em contato com o doutor Murilo Carapeba, dermatologista especialista em Presidente Prudente e região, para que ele possa recomendar o melhor shampoo para o seu cabelo.
Leia também o texto: Queda de cabelo: homens e mulheres podem usar o mesmo shampoo?