Dr. Murilo Carapeba Dermatologia
  • Início
  • Blog
  • Toxina botulínica: conheça os mitos e verdades

Toxina botulínica: conheça os mitos e verdades

Muitas pessoas ficam receosas com relação ao procedimento do botox, ou porque não conhecem ao certo seus efeitos ou por se depararem com uma série de mitos. Para que você fique por dentro de tudo sobre este assunto, estabelecemos uma lista dos mitos x verdades que circundam esta temática. Vamos a eles? 

Mitos x Verdades sobre a toxina botulínica

O botox serve para rugas e marcas de expressão?

Sim, o botox é um tratamento estético que tem como função proporcionar o relaxamento muscular, amenizando marcas de expressão e rugas

O que não pode fazer depois de aplicar botox?

De forma geral, você não é proibido de fazer nada. Este, inclusive, é um grande mito que se estabelece por aí. No entanto, é recomendado que tome certos cuidados pós botox, como, por exemplo: 

  • Evitar fazer caretas e expressões muito exageradas;

  • Se alimentar bem, de forma saudável;

  • Realizar cuidados diários como o famoso "skincare''.

Botox é tudo igual?

Não. A toxina botulínica existe de diversas marcas, com suas respectivas características e indicações. Para ter uma ideia, os tipos de botox mais requisitados no Brasil são: Botox, Xeomin, Dysport, Botulift e Prosigne.

O resultado da aplicação de toxina botulínica é irreversível?

Este é um grande mito. Em média, o botox tem uma durabilidade de 4 a 6 meses. Após este período, o organismo se utiliza de novas maneiras para passar a informação dos neurônios para os músculos. Sendo assim, ocorre naturalmente a volta da movimentação muscular. 

O efeito do botox é imediato?

Não, isso é mito. Por mais que você consiga observar algumas mudanças nas primeiras horas depois da aplicação da toxina botulínica, o efeito real só será visto após a primeira e segunda semana. 

O botox facial é uma forma de prevenir o envelhecimento? 

Sim, o botox facial auxilia - e muito - no retardamento do envelhecimento. Há, inclusive, o botox preventivo, que faz com que ocorra um relaxamento da musculatura, de maneira que as expressões faciais e rugas demoram a surgir.

A toxina botulínica é usada em todo o tipo de ruga?

Não, isso é mito. A toxina botulínica é mais recomendada para uso em rugas dinâmicas, que são as rugas do rosto.

O botox é indicado apenas para mulheres?

Mito. O botox pode ser realizado por todo o tipo de público. Inclusive, há muitos homens que procuram por este procedimento por se sentirem incomodados com alguns sinais de expressão.

Se você tiver mais alguma dúvida sobre o que é verdade e o que é mito a respeito da toxina botulínica, entre em contato com o Dr. Murilo Carapeba.