Dr. Murilo Carapeba Dermatologia
  • Início
  • Blog
  • Transplante capilar: conheça as técnicas

Transplante capilar: conheça as técnicas

Se você vai se submeter ao implante de cabelo, precisa saber que existem alguns métodos que os cirurgiões utilizam para a realização deste procedimento. Entender como será feito no seu caso é importante para que possa tirar todas as dúvidas e ter mais segurança ao realizar o tratamento.

Após a avaliação do seu dermatologista e o prognóstico de que o melhor tratamento para a sua queixa é o transplante capilar, o especialista apresentará a você as 2 principais técnicas para combater a queda de cabelo.

1- Técnica FUT: Follicular Unit Transplantation  (Transplante de Unidade Folicular)

A Follicullar Unit Transplantion tem como princípio a retirada de uma faixa de couro cabeludo da área occipital (área de trás da cabeça). Sobre a quantidade de fios que são utilizados neste transplante, vai depender de cada caso. Há pessoas que necessitam de uma faixa de maior espessura e comprimento, por exemplo, para ser usada para preencher uma região de grande falha capilar. 

A principal vantagem da técnica FUT para transplante capilar é que a cirurgia costuma ser rápida, quando comparada a técnica que apresentaremos abaixo. Mas, o ponto negativo dela é o fato de apresentar uma cicatriz menos sutil ao paciente. 

2- Técnica FUE: Follicular Unit Extraction

A Follicular Unit Extraction é uma técnica de transplante capilar que busca extrair folículos capilares fio a fio. O equipamento que os médicos dermatologistas usam para fazer este procedimento é denominado punch. 

A técnica em si funciona da seguinte forma:

  • Os fios são extraídos de maneira individual;

  • Cada folículo torna-se enxertos pequenos de até 3 fios;

  • Por fim, estes enxertos são transportados para a região receptora, ou seja, região calva. 

O benefício do método Follicular Unit Extraction é com relação à cicatriz, que torna-se mais imperceptível e delicada. No entanto, este procedimento cirúrgico (não invasivo) é mais demorado do que o da técnica FUT. 

Outro ponto a se saber é que cada sessão do implante de cabelo só permite que sejam transplantados 3 mil fios. Ou seja, em caso de necessitar de mais folículos, será preciso se submeter a outras sessões. 

Se restou alguma dúvida sobre as técnicas do implante capilar, sugerimos que você entre em contato com o seu dermatologista em Presidente Prudente, para que ele possa sanar seus questionamentos antes da cirurgia. 

O doutor Murilo Carapeba é um dos especialistas de transplante capilar em Presidente Prudente e região e pode auxiliar você sobre este procedimento. Entre em contato com a gente e marque uma avaliação.