Os tratamentos com ácidos são bastante indicados, mas já deixamos o alerta: se não feito com acompanhamento de um dermatologista, pode causar prejuízos a sua saúde.
Alguns dermatologistas optam pelo tratamento com ácido, por exemplo, para correções de manchas, cicatrizes, acnes, rugas, flacidez etc.
No verão, o uso dos ácidos precisa ser bastante cauteloso, afinal o sol pode gerar uma maior irritação da pele e até mesmo a queimadura dela. Já no inverno, os procedimentos com ácidos são mais recomendados, já que as temperaturas ficam mais amenas e a resposta da pele a esse tratamento se torna melhor e menos irritativa.
O ácido retinóico é mais usado quando as temperaturas estão mais amenas, ou seja, no inverno. Ele é ótimo para tratamentos em casos de manchas na pele, cicatrizes provocadas por acnes e rugas ou em áreas com aspectos de flacidez.
O ácido hialurônico é bastante utilizado no mercado estético, principalmente para preenchimento facial. Ele tem como função proporcionar uma pele mais rejuvenescida e hidratada ao paciente. Se o objetivo da pessoa for amenizar as rugas e flacidez aparentes, este ácido é bastante recomendado.
O ácido salicílico é excelente para pessoas com problemas de oleosidade e acneicas. Além dele conseguir equilibrar peles oleosas e muito suscetíveis às inflamações denominadas acnes, faz com que o aspecto do rosto se torne mais jovial e saudável.
O ácido azelaico é muito usado em pacientes com manchas e melasmas. Entre os benefícios deste ácido, vale destacar o fato dele conter propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas.
Existem diversos cuidados com a pele que precisam ser levados em consideração, ainda mais no inverno. Alguns deles são:
Hidratar bem a pele;
Beber muita água;
Usar o filtro solar diário;
Se alimentar de maneira saudável;
Seguir uma rotina skincare;
Evitar banhos muito quentes e demorados.
O ácido glicólico é muito utilizado como tratamento para manchas de sol. Extraído da cana de açúcar, ele é excelente para melasmas, apresentando ótima absorção pela pele.
Outro ácido que também é bastante eficaz quando o assunto é tratamentos para manchas é o ácido kójico. Extraído de cogumelos, ele é muito bom para clarear as manchas da pele, principalmente as manchas provocadas pela exposição excessiva ao sol.
Um terceiro ácido, neste caso mais voltado para a prevenção das manchas de sol, é o ácido escórbico. Ele protege a pele dos raios UV, impedindo a produção exagerada de pigmentos na pele.
Agora você já sabe a importância dos cuidados com a pele do rosto e quais são os tratamentos com ácidos mais utilizados no inverno e para as manchas de sol. Caso esteja precisando de uma avaliação, sugerimos que entre em contato com o doutor Murilo Carapeba. Ele irá indicar o melhor tratamento para o seu caso.