Lidar com as espinhas é um processo chato e doloroso. Na maior parte das vezes, o tratamento para acne é realizado com uma medicação que quase todo mundo já ouviu falar alguma vez na vida, que é o chamado Roacutan.
Mas, existem muitas pessoas que não podem ser medicadas com este remédio ou que preferem formas alternativas de tratamento. Pensando nestas pessoas, eu trouxe esse tema aqui para o blog para aprofundarmos mais.
Você sabia que existem graus de acne? Pois bem, e eles podem ser classificados da seguinte forma:
Acne grau 1- Aquelas que não possuem lesões inflamatórias. É o caso dos cravos.
Acne grau 2- São aquelas que possuem uma certa lesão inflamatória, mas em pequena escala. Para identificá-las é simples, já que são as espinhas com pontos amarelos de pus.
Acne grau 3- Aquelas que possuem lesões inflamatórias em maior proporção. São as espinhas mais profundas, dolorosas e avermelhadas. Geralmente, são essas acnes que geram maior preocupação por parte dos pacientes quando eles vão à procura de procedimentos dermatológicos.
Alguns tratamentos que são bastante eficazes quando o assunto é minimizar ou eliminar por completo as acnes são:
Antibiótico para espinha
Peeling e limpeza de pele
Procedimentos com laser
Cremes ou loções de uso tópico
Cada caso possui uma indicação, por isso é indispensável fazer uma avaliação médica. O Dr. Murilo, explica que existem situações em que o medicamento Espironolactona pode ser um aliado no tratamento da acne. O objetivo deste remédio é diminuir a chegada de hormônios que atuam na produção de sebo.
Existem diversos produtos que podem ajudar no tratamento de acne. O primeiro deles, por exemplo, é o filtro solar. O filtro solar tem o poder de proteger a pele, deixando-a menos suscetível às inflamações.
Um sabonete para limpeza profunda é indispensável, mas atenção: deve ser usado conforme orientação do seu dermatologista. Lava o rosto toda hora, pode até prejudicar o tratamento para acne.
Outro produto importante é o hidratante. Engana-se quem pensa que o hidratante vai deixar a pele mais oleosa. No caso daqueles que tiverem mais incidência às espinhas, o ideal é que utilizem os hidratantes em gel ou oil free.
Por fim, vamos de dica extra: siga as orientações do seu dermato e tenha uma alimentação saudável. Para saber exatamente em qual grau de acne você está e o tratamento ideal para ela, recomendamos que entre em contato com o doutor Murilo Carapela e faça uma avaliação.