Dr. Murilo Carapeba Dermatologia

Vitamina C pode causar espinha?

A vitamina C é um aliado importante na rotina de cuidados com a pele. Ela conta com uma série de benefícios, como:

 

 

  • Poder antioxidante;

  • Produção de colágeno;

  • Suavização de marcas e linhas de expressão. 

Agora, um ponto que poucas pessoas sabem é que a vitamina C pode causar espinhas. Abaixo, vamos explicar melhor sobre este assunto. Continue acompanhando!

 

 

Sobre a vitamina C causar espinha

De acordo com o doutor Murilo Carapeba, a vitamina C para o rosto pode causar espinhas em 2 situações: 

  1. Se utilizada de maneira errada, ou seja, em quantidade maior do que o recomendado pelo profissional;
     
  2. Quando a vitamina usada não é a mais indicada para o seu tipo de pele. Por isso, é fundamental entender primeiro qual é o seu tipo de pele, para adquirir o produto correto para ela. 

Tipos de vitamina C 

Existem 2 tipos de vitamina C: pura ou derivados de vitamina C.

Vitamina C pura é o ácido ascórbico puro, que oxida com bastante facilidade e pode perder um pouco as suas propriedades quando em contato com a pele. 

Derivados de vitamina C são as moléculas de vitamina C alteradas, que, quando estão em um frasco, ficam protegidas da oxidação, mas, quando em contato com a pele, oxidam facilmente. 

A diferença entre elas também está na reação. Enquanto a vitamina C pura é ácida e conta com um poder maior de irritação da pele, os derivados de vitamina C, que não é ácido, é menos irritativo, propício, inclusive, para pacientes que nunca usaram tratamentos com ácido ou possuem a pele mais sensível. 

Qual a quantidade certa de vitamina C?

A quantidade certa de vitamina C para o rosto varia bastante, já que leva em consideração questões como o sexo, o peso, a idade, entre outros fatores. Por isso, a orientação do seu dermatologista faz toda a diferença.

Qual o tipo certo de vitamina C para pele oleosa? 

A vitamina C utilizada na quantidade ideal e na fórmula correta para o seu tipo de pele é uma excelente auxiliar no tratamento para espinhas. Seja ela em forma de sérum, gel ou até mesmo aquosa, o primeiro ponto é analisar o rótulo. 

Veja, por exemplo, se ele conta com ácido salicílico, que é um ótimo componente para controlar a oleosidade e minimizar as acnes. Além dele, existem diversos outros ácidos que fazem esta função. 

Vitamina C previne o envelhecimento?

Sim, a vitamina C é capaz de prevenir o envelhecimento da pele, já que possui uma ação antioxidante que faz com que a pele fique protegida da radiação solar. 

Gostou de tudo o que abordamos sobre a vitamina C? Que tal agendar uma consulta com o doutor Murilo Carapeba para ele indicar a menor vitamina para o seu rosto?